CEPESC publica cinco trabalhos no SBSeg’24
Ouvir texto
Parar
O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento para a Segurança das Comunicações (CEPESC) publicou cinco artigos científicos no Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (SBSeg), recebendo inclusive o prêmio de melhor artigo do evento. O SBSeg, realizado este ano entre os dias 16 a 19 de outubro no ITA em São José dos Campos/SP, é o maior simpósio na área de segurança da informação realizado no Brasil e conta com a presença dos principais pesquisadores desta área do Brasil.
Participaram presencialmente do evento os servidores Maickel Josué Trinks, Thiago do Rego Sousa e Vinícius Lagrota Rodrigues da Costa. Além disso, os servidores João Pincovscy e Tertuliano de Souza Neto também participaram dos trabalhos.
Os artigos publicados foram:
- Lattice Base Reduction Attack on Matrix NTRU. Autores: Thiago do Rêgo Sousa (CEPESC), Tertuliano Souza Neto (CEPESC). Link: https://sol.sbc.org.br/index.php/sbseg/article/view/30041/29848
- Cutting dimensions in the LLL attack for the ETRU post-quantum cryptosystem. Autores: Augusto Miguel Camillo Silva (UFJF), Thiago do Rêgo Sousa (CEPESC), Tertuliano Souza Neto (CEPESC). Link: https://sol.sbc.org.br/index.php/sbseg/article/view/30023/29830
- Modified versions of ML-KEM based on Brazilian cryptographic resources. Autores: Vinícius Lagrota (CEPESC), Beatriz L. Azevedo (UFJF), Mateus de L. Filomeno (UFJF), Moisés V. Ribeiro (UFJF). Link: https://sol.sbc.org.br/index.php/sbseg/article/view/30043/29850
- Observação de Ataques contra a Memória do Kernel Android: Desafios e Soluções. Autores: Cláudio Torres Júnior (UFPR), Jorge Correia (UFPR), João Pincovscy (CEPESC), Marco Zanata (UFPR), André Grégio (UFPR). Link: https://sol.sbc.org.br/index.php/sbseg/article/view/30045/29852
- PARDED, uma ferramenta de detecção passiva de malwares com foco em rootkits que utilizam técnicas de ofuscação de tráfego. Autores: Maickel Trinks (CEPESC), João Gondim (UnB), Mateus Terra (UnB).
Dentre os artigos publicados, destaca-se o artigo “Lattice Base Reduction Attack on Matrix NTRU”, o qual apresenta a primeira quebra clássica do sistema pós-quântico Matrix NTRU. Uma quebra clássica ocorre quando um sistema é quebrado sem utilização de técnicas quânticas, ou seja, utilizando apenas as técnicas e recursos computacionais existentes nos dias de hoje. Este trabalho recebeu o prêmio de melhor artigo da conferência devido à sua significante contribuição para a comunidade acadêmica.
Ressalta-se ainda que os professores André Grégio e João Gondim são bolsistas do programa PPDSCIC do CEPESC. Os mesmos tiveram, além dos trabalhos supracitados, outros trabalhos publicados nos eventos.
Por fim, as frações CPA e DIVICRI ainda contribuíram como parte do comitê técnico do evento, revisando artigos na área de segurança da informação, especialmente na parte de criptografia. Esta participação gerou um agradecimento nominal da abertura do evento ao órgão. A participação do CEPESC no comitê técnico do SBSeg’25 também foi confirmada pelos organizadores do evento do ano que vem.
Diálogo com a sociedade
As publicações em simpósios e conferências tem como principal objetivo aumentar a credibilidade dos produtos do CEPESC perante aos olhos da sociedade e da comunidade acadêmica. Tais iniciativas colocam o CEPESC em uma posição de destaque no cenário nacional, se posicionando como referência na área de segurança da informação de maneira ampla.