A verdade é que PEC 32/20 ataca atuais servidores e não trará economia ao país

CONDSEF

CONDSEF

[]

Em entrevista ao programa Roda Viva no início dessa semana o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, disse que a PEC 32/20, da reforma Administrativa, "não ataca" os atuais servidores. É mentira! Quem se deu ao trabalho de ler a PEC sabe que ela pode, por exemplo, impor a demissão dos atuais servidores por "insuficiência de desempenho". Também pode bloquear completamente a possibilidade de reposição das perdas salariais. Até os já aposentados e pensionistas também seriam atingidos por estarem vinculados à carreiras em extinção, entre outras medidas nefastas.

A remuneração ligada à produtividade é outro aspecto que aumentaria a disparidade salarial entre ativos e aposentados. A reforma Administrativa ainda pode reduzir o salário de ingresso possibilitando um congelamento salarial em longo prazo. Para o povo que precisa de serviços públicos de saúde e educação, por exemplo, essa PEC pode ser o fim dos Postos de Saúde públicos e das escolas públicas.

Outra mentira é quando Lira diz que a PEC 32/20 vai trazer economia ao País. Muito pelo contrário, a PEC 32/20 provocará ainda mais gastos para os cofres públicos que serão sangrados para distribuir dinheiro ao chamado "mercado" que passará a gerir equipamentos públicos. É o capitalismo sem risco: dinheiro público garantindo funcionamento de empresas privadas com fachada de serviço público.

As entidades de servidores estão em alerta e cobrando do governo Lula - que já se declarou contra a PEC 32/20 - que se pronuncie firmemente rejeitando toda ameaça e chantagem de Lira e do chamado centrão. A mobilização dos servidores e de toda população segue necessária para que possamos enterrar de vez essa proposta e, de fato, abrir caminho para a reconstrução do Brasil que passa por servidores valorizados e serviços públicos de qualidade para todos.